Catas Altas, MG - Festa do Vinho
Ler descriçãoDESCRIÇÃO DO PASSEIO
Passeio com duração de 2 dias e 1 noite, para Catas Altas e Santuário do Caraças no famoso festival do Vinho.
INFORMAÇÕES DA SAÍDA
Gov. Valadares:
- Horário: 02h00
- Saída: Dia 15/05
- Local de saída: Posto Morada do Vale (Valadares).
Ipatinga:
- Horário: 03h30
- Saída: Dia 15/05
- Local de saída: Posto faisão ao lado do shopping (Ipatinga)
DESCRIÇÃO DO TRANSPORTE
Transporte: Ônibus semi leito de 46 lugares
Com ar-condicionado, poltronas reclinaveis, água e banheiro.

DESCRIÇÃO DA HOSPEDAGEM
Pousada Hotel Lider
Quartos, TV, ventilador, wi-fi e banheiro
DESCRIÇÃO DO LOCAL
XXV Festa do Vinho
A Festa do Vinho de Catas Altas é um dos eventos mais tradicionais de Minas Gerais, realizado anualmente no coração da Serra do Caraça. A celebração destaca o famoso vinho de jabuticaba, patrimônio imaterial do município, além de valorizar a gastronomia, a música e a cultura local.
Reconhecida por reunir milhares de visitantes a cada edição, a festa se tornou símbolo de identidade e orgulho para os moradores de Catas Altas. É organizado pela Prefeitura Municipal com apoio da Aprovart – Associação dos Produtores de Vinho de Jabuticaba.
Tradição e Expectativa para 2026
A edição de 2026 promete dar continuidade a essa trajetória de sucesso, preservando o caráter cultural e festivo que tornou a Festa do Vinho uma das mais queridas de Minas Gerais.
Com mais de duas décadas de história, o evento segue valorizando o modo artesanal de produção do vinho de jabuticaba — herança que remonta ao século XIX — e reforçando o papel de Catas Altas como destino de turismo cultural e gastronômico.
A cada ano, a programação conta com shows, feiras gastronômicas, oficinas, atividades esportivas e a tradicional premiação dos melhores vinhos artesanais, reunindo moradores, produtores e visitantes em uma grande celebração.

Santuário do Caraça
Uma das 7 maravilhas da Estrada Real!
Serra do Caraça é o nome de um trecho da Serra do Espinhaço localizado nos municípios de Catas Altas e Santa Bárbara, sendo patrimônio de Catas Altas, no estado de Minas Gerais, Brasil. Também dá nome ao antigo Colégio Caraça, onde importantes personalidades da história brasileira estudaram. Hoje, o ainda conhecido por Parque Natural do Caraça ou Complexo Santuário do Caraça é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural, que abrange toda a região.
Taxa de entrada de R$ 45,00 não incluso no valor da viagem (sujeito a alteração)






Cachoeira Cascatinha
A Cascatinha, formada por 4 quedas d’água e 4 piscinas naturais, localiza-se a 2 km do Santuário, por uma trilha de fácil acesso. Medindo 40 m, suas águas nascem acima das quedas, de onde vêm saltando pela encosta e pelas pedras.
É um dos locais mais visitados no Caraça, por sua pouca distância, pela facilidade de acesso e, claro, pela beleza de sua paisagem e pela atração de suas águas.


Igreja de Santa Quitéria
Uma das 7 maravilhas da Estrada Real!
Serra do Caraça é o nome de um trecho da Serra do Espinhaço localizado nos municípios de Catas Altas e Santa Bárbara, sendo patrimônio de Catas Altas, no estado de Minas Gerais, Brasil. Também dá nome ao antigo Colégio Caraça, onde importantes personalidades da história brasileira estudaram. Hoje, o ainda conhecido por Parque Natural do Caraça ou Complexo Santuário do Caraça é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural, que abrange toda a região.



Igreja de Nossa Senhora da Conceição
A igreja, localizada na Praça Matriz da cidade, ao fundo da qual se ergue a pedra da Serra do Caraça.
É nessa praça que se erguem alguns casarões antigos em bom estado de preservação, formando com a matriz o conjunto histórico da antiga cidade.
É um dos mais importantes templos mineiros e uma das poucas igrejas em que se pode fixar a data de fundação com precisão, pois uma notícia inserida no Códice Matoso dá conta de que em 1739 foi feito o translado do Santíssimo Sacramento para a “nova matriz, que hoje existe”. (1750)



Bicame de Pedra
A 12 Km de Catas Altas, destacam-se na paisagem as ruínas de um grande aqueduto de pedra, construído com o objetivo de abastecer a cidade ou a mineração.
Atualmente, existem cerca de 100 metros do monumento, que tem, ao centro, um portal com a inscrição da data de construção – 1792. Incrustada em uma das laterais do potal, existe uma escadaria que dá acesso à parte superior do aqueduto. Ao seu redor e entre as pedras, há ocorrência de vegetação rasteira.




ROTEIRO
Conheça todo o roteiro da nossa viagem
15/05
07h:00 – Cafe da manhã da cidade
Café extra não incluso no valor da viagem
08h:00 – saída para Bicame de Pedras - Córrego Quebra Ossos
11h30 – Saída destino ao restaurante local
13h:30 – Casa das artesãs, Igreja de Nossa Senhora da Conceição, Igreja Santa Quitéria,
15h:00 – Parque de exposição - degustação de vinhos, barracas de comidas típicas
17h:00 – Retorno para hospedagem
– Noite livre para passeios na cidade
20h:00 – Ônibus levará até próximo a festa do vinho (um trecho será a pé devido ao trânsito)
Horário da Volta será 1hora após o fim do show principal.
16/05
07h00 – Café da manhã estará servido
09h00 – Visita ao Centro Histórico de Santa Barbara
* Matriz Santo Antônio
* Casa da Cultura
* Memorial Afonso Pena
* Praça da Estação
11h:00 – Almoço restaurante local - Visita Casa das Tecelas.
14h:30 – City Tour pelo Santuário
Sugestão da Tarde– Artesanato– Lojinha– Museu– Igreja- Calvário
17h:00 – Retorno para Cidade de origem
O QUE ESTÁ INCLUSO
O QUE NÃO ESTÁ INCLUSO
- Café da manhã extra na chegada;
- Taxa de entrada em eventos
- Alimentos e bebidas (diversas);
OBS.: leia quais serviços foram contratados
RECOMENDAÇÕES E DICAS
Para sua viagem, não esqueça do protetor solar, do repelente e do carregador portátil.
Se possível, leve também uma bolsa, para guardar equipamentos eletrônicos, óculos de sol, toalha e documentos, essa bolsa te acompanhará nas trilhas e cachoeiras.
Outra dica muito importante é levar dinheiro em espécie, já que muitos estabelecimentos não aceitam outras formas de pagamento.