A partir de

R$ 450,00

Avatar

ARRAIAL DO SANA, RJ (VIX) - 03 e 04 de julho de 2021

DESCRIÇÃO DO PASSEIO

Passeio com duração de 2 dias e 1 noite, onde visitaremos Arraial do Sana, também conhecido como o Paraíso das Águas.

 


DESCRIÇÃO DO TRANSPORTE

Micro ônibus executivo 27 lugares
Com poltronas reclináveis, água mineral.


DESCRIÇÃO DA HOSPEDAGEM

Pousada Recanto dos Pássaros
Quartos com ventilador, TV e banheiro

 


DESCRIÇÃO DO LOCAL

Arraial do Sana

Unidade de Proteção Ambiental

Distrito do município de Macaé - RJ, o Arraial do Sana surgiu em meados de 1820 e foi colonizado por suíços durante o Brasil Império. O local transmite uma sensação de paz que raramente encontramos em outros lugares, levando-nos a deixar de lado o estresse para aproveitar tudo que o lugar oferece, além do seu aspecto místico que envolve a região e seus habitantes.

Tanto quanto as matas, as cristalinas águas dos rios cativam e atraem o visitante, um destaque no ecoturismo da região. A simplicidade do povoado, o verde da Mata Atlântica, a pureza das águas e a deliciosa comida preparada no fogão à lenha passam por cima de todas as lembranças da cidade grande, tão próxima e ao mesmo tempo tão longe.


Estrada de Casimiro de Abreu até o arraial




Feira Cria Sana

Espaço localizado em frente à praça principal do Sana, é uma feira social da cooperativa de artesãos que funciona de sexta a domingo, das 9h às 22h.

São dois mil metros quadrados no centro do Sana, com 17 boxes para servirem de ponto comercial a artesãos e agricultores familiares, palco para apresentações de bandas e eventos teatrais, salas de administração, além de um anfiteatro e banheiros. E outras lojas de artesanato regional como: móveis, utensílios, roupas, colares e adereços.

 

Circuito das águas

O Circuito das Águas é um conjunto das cachoeiras formadas pelo Córrego Peito do Pombo, um dos córregos que alimentam o Rio Sana.

As águas são cristalinas, envoltas por vegetação da Mata Atlântica. São as cachoeiras mais próximas do Arraial do Sana, tendo acesso fácil, por uma trilha leve e sinalizada. A primeira fica a cerca de 15-20 minutos.

É proibido ingressar com isopores, caixas e similares, bebidas alcoólicas, objetos de vidro, aparelhos de som, churrasqueiras, produtos que oferecem riscos de incêndio e óleos bronzeadores.


Início da trilha para o Circuito das Águas

 

Cachoeira do Escorrega e Cachoeira Recanto das Borboletas

A Cachoeira do Escorrega é a primeira e o próprio nome explica seu formato. Fica na primeira porteira à esquerda, na trilha das cachoeiras. É uma das mais famosas e frequentadas do Sana.

Na mesma trilha, logo em seguida está o Recanto das Borboletas. É um pouco menos frequentada porque sua trilha é um pouco mais difícil, sobre pedras escorregadias e com muito limo.


Cachoeira do Escorrega vista de cima


Cachoeira do Escorrega vista de baixo


Recanto das Borboletas


Cachoeiras Mãe, Pai e Filho

O complexo das cachoeiras "em família" é mais frequentado por jovens aventureiros, sua popularidade é por conta dos platôs de onde os (as) mais aventureiros (as) saltam de grandes alturas até caírem no poção, agregando um pouco de adrenalina ao passeio.

A Cachoeira da Mãe é a primeira das três, tendo uma base para saltos de uns 12 metros de altura. Um pouco depois, pela trilha, fica a Cachoeira do Filho, em um caminho um pouco mais perigoso, é a menor das três e nela há um tobogã natural que escorrega até o poço da Cachoeira da Mãe.


Cachoeira da Mãe


Ainda na mesma trilha, está a Cachoeira Pai, a primeira e onde está a maior base para saltos das três (cerca de 16 metros). Os saltos não são de alto risco, mas é preciso analisar antes de fazê-lo, pois há alguns galhos próximos que podem causar acidentes.


Cachoeira do Pai


Cachoeira das Sete Quedas

Essa é a cachoeira mais fotogênica do circuito. A razão para o nome é a escadaria natural com sete degraus que compõem as quedas d'água, permitindo que se banhe debaixo como uma espécie de ducha natural.

Dá também para se sentar nas quedas e curtir uma hidromassagem da mãe natureza, ou brincar no pequeno tubo formado pela cachoeira. É a última cachoeira do circuito, seguindo pela trilha do Peito do Pombo. Possui águas claras e também é bastante frequentada.

 

Pico do Peito de Pombo

O Pico do Peito de Pombo é a "cereja do bolo" daqueles que procuram o Sana para se aventurar. Sua formação rochosa se assemelha a um pássaro. Está a 1.400 metros do nível do mar, oferecendo uma vista panorâmica da região: montanhas e serras de Macaé.

Se o ceú estiver limpo, é possível enxergar partes da cidade de Cabo Frio, Búzios e Rio das Ostras. A trilha possui 15km de ida e volta, é larga e exige um bom preparo físico, mais pela distância do que por dificuldades do trajeto.


Complexo das Cachoeiras do Segredo

Assim como o Circuito das Águas, esse complexo é formado por diferentes quedas numa sequência: Cachoeira do Segredo, do Segredinho, do Silêncio, Roncadeira (ou do Tamanduá), e Escondida. Está localizado nos altos do Córrego São Bento e exibe grande beleza por suas águas cristalinas.

 

Cachoeiras Fervedeira e Poço Escuro

A Cachoeira Fervedeira é a única formada no curso do rio Sana, localizada a 2km antes da chegada no Arraial, na estrada de acesso para quem vai de Casimiro de Abreu. À sua direita, há um grande poço para se relaxar e sentir a natureza.

Um pouco mais abaixo está o Poço Escuro, onde também é possível mergulhar e curtir os dias quentes.


Cachoeira das Andorinhas e Singela

A Cachoeira das Andorinhas fica bem próxima da Cabeceira do Sana, num trecho do Rio Andorinhas. A trilha de acesso é fácil e possui uma extensão de 2,5km, que sobe pelo curso do rio e cruza uma propriedade particular.

Possui uma boa queda d'água e piscina natural, envolta de pedras e Mata Atlântica. Os nativos dizem que seu nome é devido a quantidade de andorinhas que migram para viver lá durante o verão.

Um pouco abaixo da Cachoeira das Andorinhas, há uma queda d'água menor chamada de Cachoeira Singela.



 


ROTEIRO
Conheça todo o roteiro da nossa viagem

03/07
07h30 -Chegada no Sana

08h00 – Saída destino Circuito das Águas
Taxa de entrada já inclusa no pacote
– Cachoeira do Escorrega
– Recanto das Borboletas
– Cachoeiras do Pai, Mãe e Filho
– Cachoeira das Sete Quedas

16h00 – Saída destino hospedagem
– Noite livre para passeios na cidade

04/07
06h30 – Café da manhã estará servido

07h30 – Saída destino Complexo de Cachoeiras do Segredo

12h30 – Almoço em restaurante local

13h30 – Cachoeira Fervedeira e Poço Escuro

15h00 – Cachoeira das Andorinhas

17h30 – Retorno a cidade de origem

 

O QUE ESTÁ INCLUSO 
Hospedagem com café da manhã
Transporte de ida e volta
Translado para os atrativos do roteiro
Taxa de entrada no Circuito das Águas
Seguro contra acidentes no transporte (fornecido pela empresa de transporte)
Guia acompanhante


O QUE NÃO ESTÁ INCLUSO
- Café da manhã extra na chegada;
- Taxa de entrada em eventos
- Alimentos e bebidas (diversas);
OBS.: leia quais serviços foram contratados

 


RECOMENDAÇÕES E DICAS

Para sua viagem pra de Arraial do Sana, não esqueça do protetor solar, do repelente e do carregador portátil.

Se possível, leve também uma bolsa, para guardar equipamentos eletrônicos, óculos de sol, toalha e documentos, essa bolsa te acompanhará nas trilhas e cachoeiras.

Outra dica muito importante é levar dinheiro em espécie, já que muitos estabelecimentos não aceitam outras formas de pagamento.

Confirmação imediata da reserva

Confirmação imediata da reserva

Você receberá o e-mail de confirmação em instantes.
Maior Conforto e Segurança

Maior Conforto e Segurança

Carros espaçosos e climatizados, garantindo um maior conforto e segurança.

Veja outros Destinos que você pode gostar

2886440431632376