R$ 450,00
ARRAIAL DO SANA, RJ - 02 e 03 de outubro de 2021
DESCRIÇÃO DO PASSEIO
Passeio com duração de 2 dias e 1 noite, onde visitaremos Arraial do Sana, também conhecido como o Paraíso das Águas.
DESCRIÇÃO DO TRANSPORTE
Micro ônibus executivo 27 lugares
Com poltronas reclináveis, água mineral.
DESCRIÇÃO DA HOSPEDAGEM
Pousada Recanto dos Pássaros
Quartos com ventilador, TV e banheiro
DESCRIÇÃO DO LOCAL
Arraial do Sana
Unidade de Proteção Ambiental
Distrito do município de Macaé - RJ, o Arraial do Sana surgiu em meados de 1820 e foi colonizado por suíços durante o Brasil Império. O local transmite uma sensação de paz que raramente encontramos em outros lugares, levando-nos a deixar de lado o estresse para aproveitar tudo que o lugar oferece, além do seu aspecto místico que envolve a região e seus habitantes.
Tanto quanto as matas, as cristalinas águas dos rios cativam e atraem o visitante, um destaque no ecoturismo da região. A simplicidade do povoado, o verde da Mata Atlântica, a pureza das águas e a deliciosa comida preparada no fogão à lenha passam por cima de todas as lembranças da cidade grande, tão próxima e ao mesmo tempo tão longe.
Estrada de Casimiro de Abreu até o arraial
Feira Cria Sana
Espaço localizado em frente à praça principal do Sana, é uma feira social da cooperativa de artesãos que funciona de sexta a domingo, das 9h às 22h.
São dois mil metros quadrados no centro do Sana, com 17 boxes para servirem de ponto comercial a artesãos e agricultores familiares, palco para apresentações de bandas e eventos teatrais, salas de administração, além de um anfiteatro e banheiros. E outras lojas de artesanato regional como: móveis, utensílios, roupas, colares e adereços.
Circuito das águas
O Circuito das Águas é um conjunto das cachoeiras formadas pelo Córrego Peito do Pombo, um dos córregos que alimentam o Rio Sana.
As águas são cristalinas, envoltas por vegetação da Mata Atlântica. São as cachoeiras mais próximas do Arraial do Sana, tendo acesso fácil, por uma trilha leve e sinalizada. A primeira fica a cerca de 15-20 minutos.
É proibido ingressar com isopores, caixas e similares, bebidas alcoólicas, objetos de vidro, aparelhos de som, churrasqueiras, produtos que oferecem riscos de incêndio e óleos bronzeadores.
Início da trilha para o Circuito das Águas
Cachoeira do Escorrega e Cachoeira Recanto das Borboletas
A Cachoeira do Escorrega é a primeira e o próprio nome explica seu formato. Fica na primeira porteira à esquerda, na trilha das cachoeiras. É uma das mais famosas e frequentadas do Sana.
Na mesma trilha, logo em seguida está o Recanto das Borboletas. É um pouco menos frequentada porque sua trilha é um pouco mais difícil, sobre pedras escorregadias e com muito limo.
Cachoeira do Escorrega vista de cima
Cachoeira do Escorrega vista de baixo
Recanto das Borboletas
Cachoeiras Mãe, Pai e Filho
O complexo das cachoeiras "em família" é mais frequentado por jovens aventureiros, sua popularidade é por conta dos platôs de onde os (as) mais aventureiros (as) saltam de grandes alturas até caírem no poção, agregando um pouco de adrenalina ao passeio.
A Cachoeira da Mãe é a primeira das três, tendo uma base para saltos de uns 12 metros de altura. Um pouco depois, pela trilha, fica a Cachoeira do Filho, em um caminho um pouco mais perigoso, é a menor das três e nela há um tobogã natural que escorrega até o poço da Cachoeira da Mãe.
Cachoeira da Mãe
Ainda na mesma trilha, está a Cachoeira Pai, a primeira e onde está a maior base para saltos das três (cerca de 16 metros). Os saltos não são de alto risco, mas é preciso analisar antes de fazê-lo, pois há alguns galhos próximos que podem causar acidentes.
Cachoeira do Pai
Cachoeira das Sete Quedas
Essa é a cachoeira mais fotogênica do circuito. A razão para o nome é a escadaria natural com sete degraus que compõem as quedas d'água, permitindo que se banhe debaixo como uma espécie de ducha natural.
Dá também para se sentar nas quedas e curtir uma hidromassagem da mãe natureza, ou brincar no pequeno tubo formado pela cachoeira. É a última cachoeira do circuito, seguindo pela trilha do Peito do Pombo. Possui águas claras e também é bastante frequentada.
Pico do Peito de Pombo
O Pico do Peito de Pombo é a "cereja do bolo" daqueles que procuram o Sana para se aventurar. Sua formação rochosa se assemelha a um pássaro. Está a 1.400 metros do nível do mar, oferecendo uma vista panorâmica da região: montanhas e serras de Macaé.
Se o ceú estiver limpo, é possível enxergar partes da cidade de Cabo Frio, Búzios e Rio das Ostras. A trilha possui 15km de ida e volta, é larga e exige um bom preparo físico, mais pela distância do que por dificuldades do trajeto.
Complexo das Cachoeiras do Segredo
Assim como o Circuito das Águas, esse complexo é formado por diferentes quedas numa sequência: Cachoeira do Segredo, do Segredinho, do Silêncio, Roncadeira (ou do Tamanduá), e Escondida. Está localizado nos altos do Córrego São Bento e exibe grande beleza por suas águas cristalinas.
Cachoeiras Fervedeira e Poço Escuro
A Cachoeira Fervedeira é a única formada no curso do rio Sana, localizada a 2km antes da chegada no Arraial, na estrada de acesso para quem vai de Casimiro de Abreu. À sua direita, há um grande poço para se relaxar e sentir a natureza.
Um pouco mais abaixo está o Poço Escuro, onde também é possível mergulhar e curtir os dias quentes.
Cachoeira das Andorinhas e Singela
A Cachoeira das Andorinhas fica bem próxima da Cabeceira do Sana, num trecho do Rio Andorinhas. A trilha de acesso é fácil e possui uma extensão de 2,5km, que sobe pelo curso do rio e cruza uma propriedade particular.
Possui uma boa queda d'água e piscina natural, envolta de pedras e Mata Atlântica. Os nativos dizem que seu nome é devido a quantidade de andorinhas que migram para viver lá durante o verão.
Um pouco abaixo da Cachoeira das Andorinhas, há uma queda d'água menor chamada de Cachoeira Singela.
ROTEIRO
Conheça todo o roteiro da nossa viagem
O QUE ESTÁ INCLUSO
O QUE NÃO ESTÁ INCLUSO
- Café da manhã extra na chegada;
- Taxa de entrada em eventos
- Alimentos e bebidas (diversas);
OBS.: leia quais serviços foram contratados
RECOMENDAÇÕES E DICAS
Para sua viagem pra de Arraial do Sana, não esqueça do protetor solar, do repelente e do carregador portátil.
Se possível, leve também uma bolsa, para guardar equipamentos eletrônicos, óculos de sol, toalha e documentos, essa bolsa te acompanhará nas trilhas e cachoeiras.
Outra dica muito importante é levar dinheiro em espécie, já que muitos estabelecimentos não aceitam outras formas de pagamento.